Sábado – Pense por si

Ricardo Borges de Castro
Ricardo Borges de Castro Analista e Consultor
26 de julho de 2024 às 15:51

Sopram ventos de mudança na Europa – Parte 2

O crescente euroceticismo dos últimos anos – diferente do saudável euro-pragmatismo que os britânicos (os pró-europeus) sempre defenderam – pode agravar-se nos próximos tempos especialmente se as forças antieuropeias se moverem mais da periferia para o centro político europeu.

Visto de Bruxelas, se sem segurança não há democracia forte, sem prosperidade e crescimento económico não há segurança. É sobre o capítulo final da Agenda Estratégica 2024-2029 – "Uma Europa próspera e competitiva" – que nos debruçamos hoje, não esquecendo aquilo que poderá estar em causa se os ventos que sopram na Europa mudarem de direção no que toca ao processo de integração europeia nos próximos anos. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro