Sábado – Pense por si

Ricardo Borges de Castro
Ricardo Borges de Castro Analista e Consultor
20 de setembro de 2024 às 07:00

À la recherche du consensus perdu*

Um ingrediente fundamental para fazer avançar a integração europeia, para além das adversidades, é aquilo a que eu chamaria um "consenso mínimo europeu" no sentido de os 27 estados-membros partilharem uma comunidade de destino e objetivos comuns.

Visto de Bruxelas, a frase "a Europa será forjada nas crises e será a soma das soluções adotadas para essas crises," é nada menos do que um dogma. De facto, a máxima de Jean Monnet, um dos pais fundadores da União Europeia, parece confirmar-se a cada crise. Mas, pode este dogma estar em crise também? Um ingrediente fundamental para fazer avançar a integração europeia, para além das adversidades, é aquilo a que eu chamaria um "consenso mínimo europeu" no sentido de os 27 estados-membros partilharem uma comunidade de destino e objetivos comuns. Atualmente, esse consenso parece estar em declínio com consequências negativas para a definição de uma orientação estratégica de longo-prazo para a UE num contexto geopolítico cada vez mais exigente.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.