Sábado – Pense por si

Paula Cordeiro
Paula Cordeiro Especialista em comunicação
05 de novembro de 2024 às 07:41

Lisboa perdida: a tragédia turística que lhe apaga a alma

Já não existe a Lisboa a que chamamos casa, que sentimos como lar, que nos acolhe e abraça sem nada perguntar. Esta é uma outra cidade, fascinada com a enorme Zara.

Sou daqui e é sobre essa tragédia chamada Lisboa que posso falar, sem esquecer, contudo, os outros lugares aos quais este problema também vai chegar. Portugal turístico a caminho de uma pequena grande tragédia? Entre as grandes e as pequenas tragédias vai o espaço que cada uma ocupa no nosso coração e o tempo que lhes dedicamos atenção. O que aconteceu em Valência é uma tragédia; o que se passa no Médio Oriente é uma tragédia; as mulheres no Afeganistão, uma enorme tragédia; Trump nos E.U.A.  pode ser trágico, como muito do que acontece por aqui é uma tragicomédia de tão improvável e absurda.  Política e políticos, não digo mais.  

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.