Sábado – Pense por si

Paula Cordeiro
Paula Cordeiro Especialista em comunicação
29 de maio de 2023 às 07:09

Das 9 às cinco. Vamos falar de trabalho e emprego?

Recordo uma notícia que li esta semana - e que teve algum eco nas redes sociais - na qual se afirma que falta mão de obra e que as pessoas procuram um emprego das nove às cinco. Porque será?

Aquela diferença que sempre fez a diferença, entre ser escravo do trabalho ou receber para trabalhar. Sempre ouvi dizer que arranjar trabalho é fácil, o difícil é arranjar um emprego e, hoje, percebo a dura realidade de um País - e de um mundo - demasiado focado no enriquecimento fácil e rápido. Gostaria de dizer que vai mudar e que está para a acabar mas tende a piorar - e não por causa da Inteligência Artificial, que está rapidamente a tornar-se o princípio de todos os males (não o sendo) - mas por culpa de uma ganância que a ausência de ligações profundas e relevantes vem agravar. Eu explico.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.