Sábado – Pense por si

Miriam Assor
Miriam Assor
06 de outubro de 2024 às 11:44

Par provável

Estão eufóricos com o Nobel da Paz que Guterres pode receber se a Academia sueca tiver ido lanchar whiskey a uma taberna na Escócia.

Uma dupla compatível. Cada um ao seu estilo, mas com o mesmíssimo gosto no tiroteio verbal: Israel. António Guterres e o Major-General  Agostinho Costa. O Irão, essa grande democracia, atacou Israel com 200 mísseis. O militar, em pleno desvario na CNN, como já é habitual, abriu a boca  com os olhos para exclamar que os Aiatolás haviam atingido todos os objectivos. Que felicidade lhe deu o delírio. Atingiu o quê, senhor? Matou um inocente palestiniano em Jericó, é esse o objectivo a que se refere? Acorda. Não foi obra do acaso, sorte, rezas, as razões do ataque não ter sido uma catástrofe. Há países que apostam no terrorismo e outros na própria defesa. O Major-General pontapeia a "Cúpula de Ferro", um sistema de protecção que consegue abater cerca de 90% das ameaças. Tem raiva, Agostinho, que haja uma forte possibilidade de os inimigos de Benjamin Netanyahu, ou de qualquer outro primeiro-ministro israelita, ficarem a chuchar no dedo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.