Sábado – Pense por si

Miriam Assor
Miriam Assor
11 de julho de 2024 às 16:24

Costa sem castelo

Ninguém apontou um canhão a António Costa. Por conseguinte, a conclusão é canja: não continuou em funções como Primeiro-ministro pura e simplesmente porque não quis.

O número 7 traz sorte. Para algumas criaturas.. No sétimo dia de Novembro de 2023 Portugal ficou sem Primeiro-ministro. António Costa apresentou a demissão ao Presidente da República após o Ministério Público ter revelado que o próprio Costa estava a ser alvo de investigação autónoma do Supremo Tribunal de Justiça sobre projectos de lítio e hidrogénio. Atitude digna. Um chefe de governo,  que vê, sem qualquer dificuldade e hesitação, um palmo adiante do nariz, sabe que não pode exercer o cargo enquanto tiver em cima da honra os mirones da justiça. Não lhe pesava na consciência nenhum acto ilícito. Nem meia grama. E foi-se. O governo tombou. Acontece aos melhores.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.