Sábado – Pense por si

Maria J. Paixão
Maria J. Paixão Investigadora
06 de outubro de 2024 às 10:00

Lá onde o vento não chora

É absolutamente crucial que as populações continuem subjugadas, sob pena de também lá as atividades extrativas se tornarem um risco financeiro demasiado elevado.

No passado dia 26 de setembro, o jornalista de investigação Alex Perry publicou no website do POLITICO uma extensa e a tenebrosa reportagem sobre o papel da gigante energética TotalEnergies no terror que tem sido infligido sobre as comunidades do norte de Moçambique. A reportagem de Perry, realizada no local e de acordo com os standards internacionais reconhecidos, apresenta um quadro de horror e da mais abjeta desumanização. Infelizmente, como o próprio autor da peça sublinha, o relatado não é caso singular, sendo antes manifestação particular de uma dinâmica poderosa: a indústria fóssil é a última encarnação do imperialismo ocidental, com as gigantes energéticas europeias a aplicar os mesmos métodos atrozes do passado. O caso da intervenção da Total em Moçambique é disso paradigmático.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.