Sábado – Pense por si

Maria J. Paixão
Maria J. Paixão Investigadora
13 de outubro de 2024 às 11:50

O novo anormal

Enquanto o mundo aguardava o embate de mais uma dantesca tempestade, senti-me impelida a revisitar o conjunto extraordinário de catástrofes naturais que se abateram sobre as mais diversas regiões do globo nos últimos meses.

Durante uma atualização sobre o avanço do furacão Milton, para a BBC, o meteorologista John Morales não conseguiu conter as lágrimas. Pedindo desculpa pelo momento emocional, Morales concluiu: «Peço desculpa. Isto é simplesmente horrível.». Atravessamos um período da História da Humanidade em que meteorologistas choram em direto – choram de medo, porque sabem o que aí vem. Estas deviam ser as lágrimas de todos nós.  

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.