Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
06 de outubro de 2021 às 14:00

Todos os males do mundo

O risco de revelações como a dos Pandora Papers é que a repetição dos abusos, mais do que escândalo, provoque enfado. Já se torna difícil distinguir defeito de feitio.

Na mitologia grega, Pandora foi a primeira mulher criada por Zeus. Tal como a Eva cristã no mito do Jardim do Éden, a primeira mulher só traz desgraças – claramente, há milénios que os criadores de mitos odeiam as mulheres. No caso de Pandora, Zeus criou-a como instrumento de vingança: despeitado por os homens terem aprendido a dominar o fogo, deu-lhes a primeira mulher, mas deu à mulher uma caixa, com ordens para nunca ser aberta. Curiosa (como Eva), Pandora abriu a dita caixa e de lá saltaram todos os males do mundo: guerras, pestes, ódios, desigualdades e discórdias. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.