Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
29 de setembro de 2021 às 08:00

Perder devagarinho

Enquanto comentadores políticos e políticos comentadores fazem a leitura nacional de uma eleição local que não passou de uma disputa paroquial, a miséria abunda no país real.

"Ninguém ganha. Um dos lados perde é mais devagar". Esta frase roubei-a ao The Wire – A Escuta, uma série que é um tratado sobre a disfuncionalidade das instituições, a corrupção política e todo um sistema de Governo baseado na acumulação de poder, mas de costas voltadas para os cidadãos. É a melhor síntese possível das eleições autárquicas que, sobretudo pela surpresa lisboeta (e Lisboa é tudo o que importa, neste país) tanto animaram jornalistas, comentadores e os soldadinhos de chumbo das milícias partidárias.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.