Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
18 de maio de 2022 às 08:00

O fim da aventura

A realidade apanhou João Rendeiro antes do sistema de justiça português. Esse triste facto faz desta tragédia um problema nosso, que não se resolve com a morte do arguido.

João Rendeiro quase alcançou o Olimpo da impunidade. Esteve lá perto, tocou-lhe com as pontas dos dedos, só que no último momento tudo se desfez. Durante alguns anos, conseguiu entrar nos bons círculos sociais, escreveu e fez escrever livros panegíricos sobre o seu génio e o seu percurso, fez reputação de homem da cultura e da filantropia, com uma coleção de arte que tinha prometido um museu em Cascais, mas que nunca passou de um armazém em Alcoitão.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.