Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
01 de fevereiro de 2023 às 08:00

Na mesma como a lesma

A estagnação de Portugal no combate à corrupção coincide com a nossa estagnação económica e social. Não há coincidências.

Os portugueses não querem saber do vácuo ético dos membros do Governo. Estão mais interessados nos problemas económicos que o Governo não sabe resolver. É esta a síntese da entrevista que António Costa deu na segunda-feira à RTP. Incapaz de expor um critério ético para lidar com casos de má conduta (na verdade, indisponível para sequer definir um critério ético), o primeiro-ministro explicou que o que importa é governar.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.