Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
02 de abril de 2025 às 07:45

Le Pen, não sejas francesa

Marine Le Pen calhou ser nacionalista numa nação que se leva a sério. Em Portugal, estaria tranquila.

Não tenha pena de Le Pen. A condenação da líder da extrema-direita francesa, esta segunda-feira, num tribunal de Paris é inteiramente justa. O processo deixou claro que Marine Le Pen e a sua União Nacional abocanharam 4,1 milhões de euros em salários pagos pelo Parlamento Europeu para assessorias aos deputados e usaram-nos, em vez disso, para dar emprego a funcionários partidários e animadores de campanhas eleitorais. Em resumo, puseram os contribuintes europeus a pagar a sua máquina partidária – uma óbvia fraude. O tribunal não foi meigo: quatro anos de prisão, dois dos quais terão mesmo de ser cumpridos em sistema de vigilância eletrónica, uma multa de 100 mil euros e, a pena mais polémica, dadas as sondagens que a davam como favorita às próximas Presidenciais, uma inelegibilidade de cinco anos. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.