Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
01 de janeiro de 2021 às 12:48

Isto está só a começar

A cura da covid vem a caminho, com escolta policial em direto. Ainda bem. Mas neste Ano Novo terá de começar a grande tarefa de curar as outras epidemias que a pandemia revelou.

Nunca alinhei na rotina diária da crítica ao desempenho da ministra da Saúde ou da diretora-geral Graça Freitas – incluindo com coisas tão comezinhas, e que frequentemente achei mesmo mesquinhas, como a ministra chorar em público. A lógica de pelourinho própria das redes sociais é boa para expiar frustrações e raivas mas pouco acrescenta à discussão pública. O desempenho das instituições pode e deve ser escrutinado, mas no que toca à Covid é preciso ter literacia técnica e científica para discutir questões técnicas e científicas. Não basta o Google e boa vontade, sobretudo porque o próprio Google tem dificuldade em distinguir boa vontade de má-fé, de desonestidade ou de desinformação programada, pura e simples.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.