Sábado – Pense por si

João Laborinho Lúcio
João Laborinho Lúcio
09 de setembro de 2020 às 09:11

Virar a Página

Não é terça. Nem a menina desce as escadas quatro a quatro. Hoje é quarta. E ainda há feira. Há uma feira que nos ajuda a virar a página. Nesta feira, não importa se entramos com juras falsas, amarguras ou ilusões. A certeza é a da que podemos sair com um sem-número de páginas para virar. Podemos sempre virar a página.

Tal como nos livros, cujas páginas vamos dobrando como quem vira uma esquina, deparando-nos com "ruas de Lisboa antiga", com "vielas de Alfama", também na nossa vida não há como não encontrar coisas do passado. Nessa jornada, feita de escrita e de estórias, contamos as histórias que lemos como se fossem a nossa ilusão. Nelas montamos a nossa viagem sonhada, aquela que nos recusamos a viver, ora por nos faltar a coragem, ora por "não ser para nós". Essa não é a nossa história. A história dos outros nunca é a nossa história. Mas é nas histórias que os outros nos trazem ao olhar que vemos, também aí, a janela da ilusão que ousamos escrever: "esta é a minha história".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

Arte redentora

Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.