Sábado – Pense por si

João Laborinho Lúcio
João Laborinho Lúcio
03 de fevereiro de 2021 às 20:00

Vacilação

Esperemos que tudo fique mal para que possamos tomar uma decisão. Não porque a devemos tomar, mas porque "perante este cenário, não nos resta alternativa". É neste cenário de incerteza que escutamos as decisões vacilantes. É aqui que se implementa um programa de vacilação nacional. 

"Se eu tivesse que sintetizar o caráter do mundo em que vivemos diria que estamos numa época de incerteza. Os seres humanos de sociedades anteriores à nossa viveram com um futuro talvez mais sombrio, mas a estabilidade das suas condições de vida – por muito negativas que fossem – permitia-lhes pensar que o porvir não ia trazer-lhes demasiadas surpresas. Podiam ter fome e sofrer a opressão, mas não estavam perplexos. A perplexidade é uma situação própria de sociedades em que o horizonte do possível se abriu tanto que os nossos cálculos acerca do futuro são especialmente incertos". Inicio este texto citando a forma como Daniel Innerarity iniciou um seu texto em novembro de 2017.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.