Sábado – Pense por si

André Silva
André Silva
18 de novembro de 2016 às 19:46

Sinto-me frágil

Hoje, no dia em que deveria terminar em Marraquexe a 22ª Convenção das Partes das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, a COP22, nada está fechado

Hoje, no dia em que deveria terminar em Marraquexe a 22ª Convenção das Partes das Nações Unidas para as Alterações Climáticas, a COP22, nada está fechado. Perspectiva-se o adiamento até amanhã ou domingo na sequência da proposta de decisão apresentada ontem pela presidência da Conferência (Marrocos) que continha um parágrafo muito controverso porque volta a abrir uma série de questões que a COP21 de Paris já havia definido. A polémica proposta de texto apresentada constitui um retrocesso face a Paris pois coloca em causa a igualdade dos países menos desenvolvidos, deixando estes de ter as mesmas responsabilidades na contribuição das emissões. Retirar esta posição de papel de direitos e deveres iguais colocando-os na posição que tinham em Quioto, em que estes países eram apenas receptores de apoios, teve a discordância imediata da União Europeia e de alguns outros países.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.