Sábado – Pense por si

Alexandre Monteiro
Alexandre Monteiro Profiler
24 de março de 2024 às 10:00

Liderança e carisma - Não impinja liderança. Não resulta!

Porque é importante ser percebido como líder ou carismático? Somos programados através da nossa genética a seguir um líder, e quando o reconhecemos fazemos com mais facilidade o que ele nos pede.

Quantas vezes olhou para alguém, mesmo sem a conhecer, e considerou que ela era líder ou dominante? Reparou que nem teve que pensar sobre as razões, simplesmente sentiu! A liderança ou o carisma não podem ser pedidos ou exigidos, são um presente que as pessoas lhe dão, mediante o que faz e como se comporta e é automático, mesmo elas não controlam a esta perceção porque é inconsciente. A liderança é sentida, é tal e qual a relação entre um cão e o seu dono. Há uma energia invisível que nos indica que devemos confiar naquela pessoa e seguir as suas orientações, e muitas vezes nem temos a perceção de que o estamos a fazer. Em todas as interações há sempre um dominante e um submisso, até no nosso grupo de amigos, facilmente sabemos indicar quem é a pessoa dominante nesse círculo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.