Sábado – Pense por si

Alexandre Monteiro
Alexandre Monteiro Profiler
17 de março de 2024 às 10:00

Decifrar o cérebro, porque fazemos o que fazemos? Biologia, evolução, emoção e razão

Já reparou em que situações cruza os braços? Essa é uma forma de proteger ou confortar, e poderá acontecer pelas mais variadas razões, sem ser sempre um mau sinal.

Uma das primeiras coisas que faço para conhecer melhor uma pessoa e o mais rápido possível, é perguntar-lhe, quem ela gostava de ser e quem não gostava de ser. A resposta a esta pergunta pode dar-nos informações preciosas sem que a pessoa se aperceba que as está a partilhar. Sabia que quem imita, admira? Imitamos os comportamentos, regras ou crenças das pessoas que mais admiramos e evitamos os das pessoas que não gostamos ou repudiamos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".

Os portugueses que não voltaram

Com a fuga de Angola, há 50 anos, muitos portugueses voltaram para cá. Mas também houve quem preferisse começar uma nova vida noutros países, do Canadá à Austrália. E ainda: conversa com o chef José Avillez; reportagem numa fábrica de oxigénio.