Sábado – Pense por si

Alexandre Monteiro
Alexandre Monteiro Profiler
10 de março de 2024 às 17:22

4.ª Lei: O ambiente é responsável pelos comportamentos

Nós convivemos com pessoas semelhantes a nós, andamos e queremos estar com a nossa tribo. Por isso, é que somos muitas das vezes o resultado das pessoas com que nos relacionamos.

O ambiente é onde nós estamos, a sociedade em que estamos inseridos, o país em que habitamos, a cultura em que vivemos. Todas estas variáveis influenciam o nosso comportamento. Podemos ter várias versões de nós próprios, só que a essência vai  sempre ao encontro do que queremos, precisamos ou temos medo. Porque é que cada um de nós gosta mais de um clube do que de outro? Não é aleatório. Ou é para ser do mesmo clube que um dos pais, ou para contrariar o que o pai ou a mãe gostava ou para ser do mesmo clube que o resto do grupo de amigos, por querermos o amor desses amigos. Com a religião passasse a mesma coisa. As nossas decisões também são baseadas no ambiente, principalmente no ambiente social em que estamos inseridos, com quem socializamos, interagimos, porque «diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és», ou até gosto, mais de referir, diz-me quanto ganham as pessoas com quem andas e eu digo-te quanto vais ganhar.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.