Sábado – Pense por si

Ana Taborda
Ana Taborda
13 de agosto de 2024 às 18:00

Os luxos do Rei D. João V

O maior palácio de Portugal, vestes luxuosas, amantes e muitos excessos. Nesta edição, contamos-lhe como era a vida do Rei mais rico de Portugal. Mais temas? As muitas aventuras que cabem num hotel e as histórias impressionantes de quem teve cancro com menos de 30 anos.

Enquanto guia a editora Vanda Marques por uma visita à coleção D. João V, o diretor do Museu Nacional dos Coches entusiasma-se e salta o pequeno muro branco que impede os visitantes de se aproximarem dos luxuosos veículos. Queria mostrar-nos os pormenores em talha dourada mandados pintar para o rei mais rico de Portugal. Os três mais impressionantes da coleção foram criados para uma visita oficial ao Papa. "Só chegaram aos nossos dias estes três. Os outros dois, de grande aparato, estariam no Paço da Ribeira e o terramoto de 1755 destruiu-os", explica. A meio da visita, Mário Antas foi interrompido por um guia turístico que o vira saltar o pequeno muro e teve que explicar a alguns turistas que não o podiam fazer. O diretor do Museu Nacional dos Coches saiu rapidamente de onde estava - mas o entusiasmo continuou a guiar a visita. Na coleção há até um coche que foi batizado com o nome "Coche da Coroa". "Vai sempre vazio, porque representa o rei."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Bastidores 1059

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.