Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
30 de agosto de 2023 às 18:00

O novo Joe Berardo

Há muito tempo que a repórter Ana Taborda andava a tentar encontrar-se com Joe Berardo. Agora, conseguiu estar com o empresário, que aceitou falar da sua nova vida e até se mostrou com um novo visual: de barba. E ainda: o que acontece nas reuniões do Conselho de Estado; como Portugal atrai as grandes estrelas internacionais.

Pouco depois de Joe Berardo ter sido ouvido na Assembleia da República, em maio de 2019, a redatora principal Ana Taborda fez o primeiro telefonema ao empresário a pedir-lhe uma entrevista. Seguiram-se muitos outros contactos, alguns diretamente, a maioria através do seu assessor, e a resposta foi sempre a mesma: não era o momento mas, um dia, Joe Berardo falaria. Até que, no passado mês de abril, aceitou ouvir o que aSÁBADOpretendia. O encontro aconteceu no segundo aniversário do B-Mad, um dos dois museus que abriu desde 2019. Ana Taborda explicou ao empresário, agora com barba, que estava a preparar um artigo sobre a sua vida nos últimos anos. Confrontado com isso, aceitou prestar algumas declarações e esclarecimentos. Falou da detenção, da morte da mulher, da depressão que lhe foi diagnostica e do novo museu que vai abrir. Mas recusou sempre abordar um tema: dinheiro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Bastidores 1009

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.