Sábado – Pense por si

António Vilela
30 de outubro de 2019 às 05:00

O espião conta tudo

Depois desta entrevista, é impossível que as duas comissões de fiscalização das secretas – uma funciona junto do Ministério Público e outra é escolhida pelo Parlamento – digam que nada viram, que nada leram, que nada sabem

Frederico Carvalhão Gil foi expulso dos serviços secretos portugueses e da própria função pública há cerca de 15 dias. Está detido em casa há mais de três anos e já foi julgado e condenado por corrupção passiva e violação do Segredo de Estado. Um processo inédito na justiça portuguesa e nas secretas nacionais. Como inédita foi a entrevista que o espião deu à SÁBADO durante várias horas, na própria residência de Lisboa. Sempre amável, Carvalhão Gil aceitou responder a quase tudo o que lhe perguntámos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos bastidores 809
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.