Sábado – Pense por si

António Vilela
30 de outubro de 2019 às 05:00

O espião conta tudo

Depois desta entrevista, é impossível que as duas comissões de fiscalização das secretas – uma funciona junto do Ministério Público e outra é escolhida pelo Parlamento – digam que nada viram, que nada leram, que nada sabem

Frederico Carvalhão Gil foi expulso dos serviços secretos portugueses e da própria função pública há cerca de 15 dias. Está detido em casa há mais de três anos e já foi julgado e condenado por corrupção passiva e violação do Segredo de Estado. Um processo inédito na justiça portuguesa e nas secretas nacionais. Como inédita foi a entrevista que o espião deu à SÁBADO durante várias horas, na própria residência de Lisboa. Sempre amável, Carvalhão Gil aceitou responder a quase tudo o que lhe perguntámos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos bastidores 809

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.