Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto
08 de dezembro de 2020 às 17:00

A terrível notícia

A trágica morte de Sara Carreira fez-nos alterar à última hora o tema de capa desta edição. Porque a nossa função é também a de dar e tratar as notícias que menos queremos fazer: com bom senso, sensibilidade e respeito.

Quando, na noite do passado sábado, foi conhecida a terrível notícia da morte de Sara Carreira soubemos imediatamente que teríamos de mudar o tema de capa que tínhamos previsto para esta edição. A trágica morte da jovem de 21 anos, o mais novo elemento de uma família querida e admirada por muitos milhares de portugueses, justificava-o. As dificuldades eram imensas, a começar pelo tempo: teríamos apenas um dia para o fazer, um domingo. Havia também o tema em si: pela sua natureza – a pior tragédia que um pai ou uma mãe pode viver – era necessário tratá-lo com sensibilidade, respeito e ponderação. Era preciso colocar-nos no lugar do outro, já que todos nós temos pais, mães, filhos e irmãos. Foi isso que a equipa que se mobilizou para este trabalho tentou fazer. Porque se a dor da família Carreira é inimaginável, a nossa função como jornalistas é também a de dar e tratar as notícias que menos queremos fazer.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.