Secções
Entrar
Nuno Tiago Pinto
14.04.2021

Bastidores: “Conjugação de interesses”

Revelamos como o falecido empresário Pedro Queirós Pereira denunciou a proximidade entre Marcelo Rebelo de Sousa e Ricardo Salgado, traçamos o perfil do comentador Pedro Marques Lopes e damos voz aos jovens sobre o que querem fazer no pós-pandemia.

Na última campanha presidencial, Ana Gomes colocou em cima da mesa o tema da amizade entre Marcelo Rebelo de Sousa e Ricardo Salgado. Depois disso, enquanto ouvia e lia as dezenas de horas de interrogatórios que constam do processo-crime do Banco Espírito Santo, o subdiretor Carlos Rodrigues Lima percebeu que era possível reconstituir alguns dos episódios mais quentes da relação pessoal que existiu entre o Presidente da República e o antigo banqueiro. Um desses depoimentos chamou-lhe a atenção: o do dia em que Pedro Queirós Pereira fez questão de partilhar com o Ministério Público aquilo que designou de "conjugação de interesses" entre Salgado e Marcelo e que incluíam a contratação, pelo BES, do escritório de advogados de Rita Amaral Cabral, namorada do Presidente.

Respostas, só por escrito
Quando começou a preparar o perfil de Pedro Marques Lopes, o jornalista Marco Alves começou por compilar num documento todos os posts que o comentador escreveu ao longo dos anos em blogues - o que deu um total de 968 páginas. Depois leu as crónicas noDiário de Notíciasdesde 2009, ouviu comentários na rádio e na televisão e ligou para amigos, inimigos, atuais e antigos colegas e vizinhos em Eira Vedra, Vieira do Minho. Percebeu que um dos mais prolixos comentadores da imprensa desperta amores e ódios, mas que muitos não quiseram falar para não lhe "dar importância". Já o próprio deixou claro que recusava qualquer encontro pessoal ou entrevista telefónica. Respostas, só por escrito - mas, na verdade, nem isso aconteceu.

Fajitas de frango e raparigas
Com 20 golos em apenas 15 jogos na Liga dos Campeões, o ponta de lança norueguês do Borussia Dortmund, Erling Haaland, tornou-se o novo fenómeno do futebol mundial. Cristiano Ronaldo, por exemplo, precisou de 56 jogos para atingir o mesmo registo. O jornalista Tiago Carrasco foi à procura das origens do avançado escandinavo - já conhecido como o "exterminador implacável" e encontrou Alf-Ingve Berntsen, um ex-funcionário das finanças que, por acaso, começou a treinar o craque quando este tinha 5 anos. Berntsen contou-lhe como é que o rapaz franzino, talentoso também no andebol e no atletismo, se transformou no goleador mais disputado da atualidade. Uma pista: envolve grandes doses defajitasde frango e treinos com raparigas.

Boa semana

Artigos Relacionados

Mais crónicas do autor
04 de novembro de 2025 às 23:00

Os traficantes de escravos portugueses

Os portugueses que fizeram fortuna com o tráfico de escravos. E ainda: jovens viciados em videojogos; três dias ao telefone com Jorge Corrula

28 de outubro de 2025 às 23:00

As histórias de Balsemão

Em 88 histórias (tantas quantos os anos de vida), traçamos o retrato de Francisco Pinto Balsemão. E ainda: violência e assédio sexual; pessoas que sofrem com a Covid longa.

21 de outubro de 2025 às 23:00

Eternamente jovens

Já ninguém esconde os liftings e o botox, a procura pelo rosto perfeito nunca foi tão voraz. Conheça ainda o passado de Sócrates e os candidatos ao Benfica.

15 de outubro de 2025 às 23:00

A fortuna de Balsemão

Os negócios do fundador da SIC, a campanha para as eleições do Benfica, uma reportagem em Castro Daire e uma entrevista a Avi, o judeu árabe.

07 de outubro de 2025 às 23:00

Cerco a Montenegro

Os novos desenvolvimentos no caso Spinumviva e o apertar do cerca a Luís Montenegro. E ainda: a campanha para as Autárquicas em Lisboa; Rabo de Peixe: o documentário e a ameaça das drogas sintéticas.

Mostrar mais crónicas
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!