Imelda Cortez, uma jovem de 20 anos de El Salvador, foi violada durante anos pelo padrasto. Após dar à luz um bebé do violador foi acusada de tentativa de homicídio, arriscando 20 anos de prisão num julgamento que começou esta segunda-feira, avança o jornal britânico The Guardian.
Em Abril de 2017, Imelda foi levada para o hospital pela mãe, que percebeu que a jovem se encontrava com dores intensas e a sangrar. No hospital, foi observada por um médico que suspeitou de tentativa de aborto e chamou a polícia – em El Salvador o aborto é ilegal há 21 anos, sob todas as circunstâncias. A jovem está sob custódia desde esse dia, apesar de o bebé ter sobrevivido e estar saudável.
"Esta é a mais extrema e escandalosa injustiça contra uma mulher que eu alguma vez vi", disse, citada pelo jornal, Bertha María Deleón, advogada de defesa de Imelda Cortez. "O estado violou repetidamente os direitos de Imelda como vítima, ela está profundamente afectada mas negou ajuda psicológica".
Imelda foi violada pelo padrasto, de 70 anos, desde que tinha 12 anos. Antes de ser levada para o hospital, a jovem não sabia que estava grávida. Foi acusada de tentativa de homicídio e levada para a prisão – sem direito a fiança – uma semana após estar no hospital.
Enquanto esteve internada, a jovem foi visitada pelo padrasto que a ameaçou de morte, a si e aos seus familiares, se o denunciasse às autoridades. Esta situação foi presenciada por um paciente que ouviu Imelda chamar uma enfermeira.
Inicialmente, a acusação tentou provar que a jovem tinha inventado o abuso para desculpar o crime. No entanto, um teste de paternidade comprovou que o padrasto é, realmente, o pai do bebé.
"Quando achamos que nada pode ser mais cruel em El Salvador, vemos o caso de Imelda, que prova a forte determinação da acusação em ir atrás de mulheres pobres, independentemente das circunstâncias ou das provas", afirmou Paula Avila-Guillen, directora para a América Latina do Women’s Equality Centre.
Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.