Sábado – Pense por si

Trump ameaça retirar EUA da Organização Mundial do Comércio

13 de agosto de 2019 às 21:20
As mais lidas

Presidente norte-americano considera que organização beneficia a China em detrimento do seu país.

O presidente norte-americano,Donald Trump, ameaçou, esta terça-feira, retirar o seu país daOrganização Mundial do Comércio(OMC), que critica pelo alegado tratamento de favor à China em detrimento dos Estados Unidos.

"Sairemos se for preciso", disse Trump, dirigindo-se a empregados de uma empresa química da sociedade Shell, na Pensilvânia.

Não é a primeira vez que o presidente dos Estados Unidos ameaça sair da OMC, instituição que durante a campanha eleitoral que o levou à Casa Branca classificou como "caduca".

No verão de 2018, Trump considerou que a OMC "maltratava" os Estados Unidos desde há vários anos e que se esse comportamento não mudasse Washington "poderia retirar-se".

Em julho passado, Trump exigiu reformas no seio da OMC para que deixasse de conferir tratamentos mais favoráveis aos países em desenvolvimento.

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.