Sábado – Pense por si

Sobe para 2.329 número de mortos na Faixa de Gaza

Lusa 15 de outubro de 2023 às 11:07
As mais lidas

Números foram divulgados pelo Ministério da Saúde palestiniano.

Os ataques israelitas na Faixa de Gaza mataram 2.329 pessoas, indicam os últimos números divulgados hoje pelo Ministério da Saúde palestiniano.

REUTERS/Mohammed al-Masri

Pelo menos 9.042 pessoas ficaram feridas na resposta israelita ao ataque do grupo islamita Hamas a Israel, acrescentou.

O balanço anterior dava conta de mais de 1.400 mortes em Israel e mais de 2.200 na Faixa de Gaza, de acordo com fontes oficiais israelitas e palestinianas.

A 7 de outubro, o grupo islamita Hamas, no poder na Faixa de Gaza desde 2007, desencadeou um ataque surpresa contra o território israelita, sob o nome de operação "Tempestade al-Aqsa", com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de rebeldes armados por terra, mar e ar.

Em resposta, Israel bombardeou a partir do ar várias instalações do Hamas naquele território palestiniano, numa operação que batizou como "Espadas de Ferro".

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, declarou guerra ao Hamas, classificado como movimento terrorista por Israel, Estados Unidos, UE, entre outros.

Artigos Relacionados
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.