Sábado – Pense por si

Reino Unido baixa nível de ameaça de "crítico" para "severo"

Progressos na investigação do atentado permitem baixar nível de alerta. Polícia britânica faz buscas em casa de suspeito

O Reino Unido baixou o nível de ameaça de "crítico" para "severo" este domingo. O anúncio foi feito pela ministra do Interior, Amber Rudd, citada pela Reuters.

"No seguimento do ataque em Parsons Green na passada sexta-feira, a polícia fez bons progressos naquela que é uma investigação que continua", disse Rudd. 

A polícia britânica anunciou este domingo que deteve o segundo suspeito de estar envolvido na explosão na estação de metro de Parsons Green, em Londres. Em comunicado, a Metropolitan Police indica que a detenção ocorreu pelas 23h50 de sábado e que o homem tem 21 anos. 

As autoridades estão agora a efectuar buscas na casa deste homem, em Stanweell, num subúrbio londrino. Sobre este homem há suspeitas de estar envolvido no rebentamento, à hora de ponta, de um engenho explosivo de fabrico artesanal na estação de metro de Parsons Green, que provocou 29 feridos.

Também no sábado, a polícia britânica já tinha detido um homem de 18 no porto de Dover, na zona das partidas do 'ferry' para França, também ele suspeito de envolvimento no atentado no metro.

As duas detenções indicam, segundo avançam fontes citadas pela imprensa em Londres, que o rebentamento fazia parte de um pano mais alargado, não se tratando de um acto isolado de terrorismo.