Sábado – Pense por si

Quanto vai custar uma vacina para a covid-19? Empresas prometem preço "ético"

Diogo Barreto
Diogo Barreto 19 de agosto de 2020 às 09:00

Algumas farmacêuticas garantem que não vão procurar grandes lucros, mas outras admitem "preços competitivos". Quem chegará primeiro à vacina?

Há muito dinheiro a ganhar com a pandemia. Dezenas de laboratórios e gigantes farmacêuticas estão a tentar desenvolver uma vacina o mais rapidamente possível de forma a travar a pandemia, mas também estão concentradas em ultrapassar os concorrentes e ser os primeiros com um tratamento eficaz contra a doença provocada pelo novo coronavírus, o que promete aumentar fortemente o seu capital. Mas entra em vigor a questão sobre o custo que esta vacina pode vir a ter e se será acessível a todos. Duas empresas já prometeram que inicialmente não irão tentar lucrar ostensivamente com a vacina, mas sim estabelecer um preço com uma "margem de lucro ética".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.