Sábado – Pense por si

Quanto vai custar uma vacina para a covid-19? Empresas prometem preço "ético"

Diogo Barreto
Diogo Barreto 19 de agosto de 2020 às 09:00

Algumas farmacêuticas garantem que não vão procurar grandes lucros, mas outras admitem "preços competitivos". Quem chegará primeiro à vacina?

Há muito dinheiro a ganhar com a pandemia. Dezenas de laboratórios e gigantes farmacêuticas estão a tentar desenvolver uma vacina o mais rapidamente possível de forma a travar a pandemia, mas também estão concentradas em ultrapassar os concorrentes e ser os primeiros com um tratamento eficaz contra a doença provocada pelo novo coronavírus, o que promete aumentar fortemente o seu capital. Mas entra em vigor a questão sobre o custo que esta vacina pode vir a ter e se será acessível a todos. Duas empresas já prometeram que inicialmente não irão tentar lucrar ostensivamente com a vacina, mas sim estabelecer um preço com uma "margem de lucro ética".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.