
Portugal integra parceria internacional para criar novas vacinas
INESC TEC e FCT NOVA juntam-se a instituições académicas e farmacêuticas para prever o desempenho e testar novas vacinas, o que pode tornar o processo menos caro e demorado.
INESC TEC e FCT NOVA juntam-se a instituições académicas e farmacêuticas para prever o desempenho e testar novas vacinas, o que pode tornar o processo menos caro e demorado.
Em abril, DGS e task-force previam a chegada de 733 mil doses da Curevac e cerca de 350 mil da Novavax para o segundo trimestre deste ano. Vacinas estão em análise no regulador europeu desde fevereiro.
A empresa ressalvou que o desempenho de imunização é ligeiramente melhor na faixa etária entre os 18 e os 60 anos, nas quais a eficácia é de 53%.
Jornal espanhol acedeu ao primeiro contrato celebrado entre a União Europeia e a farmacêutica. Empresa fica isenta de responsabilidade civil. Valores são superiores aos revelados por acidente em dezembro de 2020.
Portugal diz que vacina "tem condições para ser utilizada" e opta por uma abordagem diferente à que tinha sido feita à vacina da AstraZeneca. Ministra da Saúde garantiu que maiores de 60 anos receberão pelo menos uma dose da vacina até ao final do mês de maio.
Das quatro vacinas aprovadas foram comunicados 284.664 casos em 100 milhões de vacinas administradas.
Antes da suspensão das entregas, as autoridades portuguesas esperavam receber, até final deste mês, um total de 86.400 doses desta vacina de toma única.
De acordo com as contas do governo espanhol, cinco milhões de pessoas deverão estar vacinadas até 3 de maio, 10 milhões na primeira semana de junho e 15 milhões até ao dia 14 desse mês.
Fraudes com a vacina já ascendem aos 14 mil milhões de euros. Intermediários contactam autoridades regionais e crescem apreensões de vacinas falsas.
A farmacêutica Bayer chegou a acordo com a CureVac para produzir a vacina contra a covid-19 produzida por esta biofarmacêutica germânica. Reforço de produção deverá ter feitos apenas no final do ano.
A Comissão Europeia concluiu esta segunda-feira as conversações com a farmacêutica Valneva para aquisição da sua potencial vacina contra a covid-19.
"Teremos os idosos protegidos por altura do verão em muitos países e isto claro elimina parte considerável das consequências graves da doença", afirma especialista do ECDC.
Até ao momento, a EMA deu a luz verde para a utilização no espaço comunitário de duas vacinas contra a covid-19.
Comissão negociou a extensão do contrato com a Pfizer e BioNTech, à qual já adquirira 300 milhões de doses da vacina. 75 milhões destas doses adicionais estarão disponíveis "já a partir do segundo trimestre".
A gigante químico-farmacêutica anunciou uma parceria com a farmacêutica alemã para a apoiar no desenvolvimento da sua vacina contra a covid-19.
Acordo inclui mais 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, com opção de compra sobre mais 200 milhões. A concretizar-se, a UE teria direito a 600 milhões de doses, suficientes para proteger dois terços da população dos Estados-membros.