Sábado – Pense por si

Primeiro-ministro israelita e líder palestiniano trocam aperto de mão

O primeiro-ministro israelita, Benjamim Netanyahu, e o líder palestiniano Mahmud Abbas deram um aperto de mão no funeral de Shimon Peres

O primeiro-ministro israelita, Benjamim Netanyahu, e o líder palestiniano Mahmud Abbas deram hoje um aperto de mão no funeral de Shimon Peres, um dos principais impulsionadores da paz entre os dois povos.

Os dirigentes cumprimentaram-se e falaram brevemente pouco antes do início do funeral de Peres, que está a decorrer hoje no cemitério de Monte Herzl, em Jerusalém.

De acordo com a edição digital do diário Haaretz, Abbas disse a Netanyahu durante a saudação: "Já passou algum tempo desde o nosso último encontro", ao que o primeiro-ministro israelita respondeu: "Agradeço muito que tenha vindo ao funeral".

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.