Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes

Guterres: o homem que se atirou para o meio da luta

Criticado por correr poucos riscos, António Guterres tem sido mais assertivo sobre a guerra em Gaza. A tirada do “vácuo” foi um deslize que não comprometerá a sua aposta na ajuda humanitária, dizem vários analistas. A sua atitude agrada dentro da ONU, que já perdeu 59 pessoas em Gaza – e enfurece o Governo de Israel.

Ricardo Santos

Uma breve história do conflito

Ataques terroristas, operações militares, massacres, a guerra israelo-palestiniana tem sido marcada por violações dos direitos humanos e do direito internacional.

João Carlos Barradas

O risco da terceira Intifada

O que representam para o conflito israelo-árabe os últimos ataques e atentados na Cisjordânia? Como vai o novo governo de Netanyahu, apoiado pela extrema-direita, responder? Uma análise de João Carlos Barradas.

A campanha eleitoral ficou marcada pela pandemia
Ricardo Santos

Bibi ganha mas não escapa do tribunal

Benjamin Netanyahu e o partido Likud venceram as Legislativas em Israel, mas sem maioria absoluta. Agora é tempo de preparar uma coligação à direita. Apesar da vitória e do elogiado processo de vacinação, o primeiro-ministro israelita vai a tribunal em abril. Em causa, acusações de corrupção, fraude e suborno. 

Sara Capelo

A queda dos anjos Nobel

Quando os premiados são politicamente incorrector. Aung Suu Kyi deixou de ser umexemplo depois do massacre étnico e da prisão de jornalistas na Birmânia. Kissinger, Peres e Arafat tambémfalharam a paz depois do prémio

5
Sara Capelo

A queda dos anjos Nobel

Aung Suu Kyi deixou de ser um exemplo depois do massacre étnico e da prisão de jornalistas na Birmânia. Kissinger, Peres e Arafat também falharam a paz depois do prémio.

Miriam Assor

Juntámos diplomatas de Israel e da Palestina

A decisão de Trump de reconhecer Jerusalém como capital de Israel foi o pretexto para juntar o embaixador israelita e o palestiniano em Lisboa. A conversa, tensa, acabou com uma certeza: um dia os dois povos olhar-se-ão olhos nos olhos, em paz, e dirão: "Porque demorámos tanto?"

Relatório minoritário

Lobos, raposas e cordeiros

Há lições graves a tirar do caso Amri. Um assassino em massa, conhecido por todos os que deveriam prendê-lo, conseguiu circular pela Europa ultra-vigiada, e ser eliminado por um mero acaso. A União deve reflectir sobre o que anda a fazer. Ou os políticos arriscam-se a acordar um dia com a rebelião das massas à porta

2
Susana Lúcio

O funeral de Shimon Peres é um adeus a "uma era de gigantes”

Uma despedida solene e repleta de sentimento. Esta sexta-feira, o funeral de Shimon Peres, que se realizou no cemitério do Monte Hertzel - onde estão sepultadas as grandes figuras do país -, foi palco de discursos e cumprimentos de lamento entre inimigos

11

As exéquias de Shimon Peres

Dezenas de chefes de Estado e de Governo prestaram uma última homenagem ao ex-presidente de Israel e prémio Nobel da Paz, Shimon Peres, que morreu no passado dia 28 de Setembro, após um AVC. O último dos fundadores do Estado de Israel tinha 93 anos de idade

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)