Sábado – Pense por si

Presidente da federação francesa de desportos de inverno demite-se

08 de fevereiro de 2020 às 12:42
Capa da Sábado Edição 5 a 11 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 5 a 11 de agosto
As mais lidas

A FFSG está há uma semana a viver uma crise sem precedentes, depois de vários antigos atletas terem acusado treinadores de abusos sexuais, quando eram adolescentes.

O presidente da Federação Francesa de Desportos sobre o Gelo (FFSG), Didier Gailhaguet, demitiu-se este sábado do cargo, na sequência das acusações de abusos sexuais que estão a abalar a modalidade em França. "Por uma questão de apaziguamento, tomei, com dignidade, mas sem amargura, a sábia decisão de renunciar", afirmou Gailhaguet, lamentando a "ditadura ministerial", em referência à ministra do Desporto, Roxana Maracineanu, que exigiu a sua demissão.

A FFSG, que é presidida por Gailhaguet desde 1998, com um interregno entre 2004 e 2007, está há uma semana a viver uma crise sem precedentes, depois de vários antigos atletas terem acusado treinadores de abusos sexuais, quando eram adolescentes. A ministra do Desporto denunciou na segunda-feira a "disfunção generalizada" no modo de funcionamento da federação, à qual ameaçou retirar o apoio estatal se Gailhaguet, de 66 anos, não apresentasse a demissão.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.