Sábado – Pense por si

Portugueses nas revoltas da Catalunha

Ricardo Silva 28 de janeiro de 2018 às 15:00

Estiveram de lados opostos das trincheiras: enquanto anarquistas como Germinal Sousa e Manuel Firmo combateram em defesa dos catalães, legionários como Almeida e Joaquim Silva ajudaram a sufocar as revoltas. A história de um conflito que está outra vez nas ruas.

A escuridão da noite ainda não se dissipara, mas a bordo do Lister já ninguém dormia e a azáfama era grande. No convés amontoavam-se centenas de jovens que observavam atentamente o castelo de Montjuic (em Barcelona), e no porto já era visível a banda que aguardava pelo seu desembarque. A bordo vinham cidadãos dos quatro cantos da Europa: alemães, espanhóis e italianos, além de polacos, russos, turcos... e, como não podia deixar de ser, portugueses. Um deles chamava-se Almeida e era um homem com um aspecto peculiar.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.