Sábado – Pense por si

Papa admite que não recuperou completamente de problemas respiratórios

Lusa 15 de março de 2024 às 13:10
As mais lidas

Nas últimas semanas, o Papa, de 86 anos, tem regularmente tido os seus discursos e orações lidos por assessores.

O Papa Francisco disse esta sexta-feira que ainda não está totalmente recuperado de um ataque de bronquite e uma constipação leve e pediu a um assessor do Vaticano que lesse o seu discurso preparado para um dicastério do Vaticano.

Vatican Media/­Handout via REUTERS

"Ainda não recuperei totalmente, por isso pedi ao monsenhor (Filippo) Ciampanelli que lesse [o discurso] para não fazer um esforço excessivo", declarou o Papa ao abrir a audiência com o Dicastério para a Evangelização.

O monsenhor Filippo Ciampanelli é funcionário da Secretária de Estado do Vaticano.

Nas últimas semanas, o Papa, de 86 anos, tem regularmente tido os seus discursos e orações lidos por assessores.

No final de fevereiro, após vários dias com uma constipação leve, o Papa fez exames de controlo numa unidade do hospital Gemmelli, na ilha Tiberina, em Roma, e posteriormente regressou depois ao Vaticano.

Nesta altura, Francisco teve de cancelar alguns dos seus compromissos.

Em finais de novembro, o Papa foi diagnosticado com uma bronquite e teve de cancelar também alguns eventos.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.