Sábado – Pense por si

Papa admite que não recuperou completamente de problemas respiratórios

Nas últimas semanas, o Papa, de 86 anos, tem regularmente tido os seus discursos e orações lidos por assessores.

O Papa Francisco disse esta sexta-feira que ainda não está totalmente recuperado de um ataque de bronquite e uma constipação leve e pediu a um assessor do Vaticano que lesse o seu discurso preparado para um dicastério do Vaticano.

Vatican Media/­Handout via REUTERS

"Ainda não recuperei totalmente, por isso pedi ao monsenhor (Filippo) Ciampanelli que lesse [o discurso] para não fazer um esforço excessivo", declarou o Papa ao abrir a audiência com o Dicastério para a Evangelização.

O monsenhor Filippo Ciampanelli é funcionário da Secretária de Estado do Vaticano.

Nas últimas semanas, o Papa, de 86 anos, tem regularmente tido os seus discursos e orações lidos por assessores.

No final de fevereiro, após vários dias com uma constipação leve, o Papa fez exames de controlo numa unidade do hospital Gemmelli, na ilha Tiberina, em Roma, e posteriormente regressou depois ao Vaticano.

Nesta altura, Francisco teve de cancelar alguns dos seus compromissos.

Em finais de novembro, o Papa foi diagnosticado com uma bronquite e teve de cancelar também alguns eventos.

Artigos Relacionados
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro