Sábado – Pense por si

Contos Clássicos Portugueses


agora disponíveis para ler e ouvirContos Clássicos PortuguesesAceder aqui

Oito esquiadores encontrados mortos após avalanche na Califórnia

Uma outra pessoa continua desaparecida.

As equipas de resgate encontraram os corpos de oito esquiadores em Lago Tahoe, na Califórnia, e encontram-se à procura de uma outra pessoa, depois de uma avalanche - a mais mortal do país em quase meio século, segundo revelaram esta quinta-feira as autoridades, - ter atingido aquele local. 

Máquinas removem neve na Califórnia após avalanche mortal
Máquinas removem neve na Califórnia após avalanche mortal AP Photo/Brooke Hess-Homeie

“Alguém viu a avalanche, gritou: 'Avalanche!' e foi atingido rapidamente por ela”, disse Russell “Rusty” Greene, do gabinete do xerife do condado de Nevada.

Entre as vítimas mortais estão sete mulheres e dois homens, com idades compreendidas entre os 30 e os 55 anos. Seis pessoas que participavam numa excursão conseguiram ser resgatadas seis horas depois.

A avalanche atingiu aquela região na manhã de terça-feira, mas antes disso as autoridades já haviam emitido alertas de tempestade. O Centro de Avalanches de Sierra emitiu pelas 6h49 daquele dia um alerta de possíveis avalanches para as próximas 24h a 48h. Face a estes avisos, que não se sabe se chegaram ao conhecimento dos esquiadores, o xerife do condado de Nevada, Shannan Moon, revelou que os investigadores vão tentar apurar a decisão destes terem prosseguido com aquela viagem. 

Só desde domingo já caiu naquela região entre 0,9 e 1,8 metros de neve e foram registadas temperaturas abaixo dos zero graus, além de ventos fortes. Face a este cenário, o Centro de Avalanches de Sierra estendeu o alerta de avalanche até esta quarta-feira.