Sábado – Pense por si

O regresso do filho de Khadafi

Luís Francisco 14 de agosto de 2021 às 10:03

Desaparecido há 10 anos, mostrou-se ao New York Times. Num país mergulhado na guerra e no caos, pode ser uma alternativa credível para chegar à presidência da Líbia?

Durante 10 anos, manteve-se longe do mundo. Primeiro, à força, por ter sido mantido prisioneiro por uma fação rebelde durante a revolução líbia de 2011. Depois, numa quase teatral encenação estratégica que o lança como o homem que pode salvar o país do caos, reunificar tribos e territórios, e devolver à Líbia a estabilidade de que já tanta gente tem agora saudades. Seif al-Islam al-Khadafi quebrou o isolamento e deu uma entrevista aoThe New York Times, a primeira desde a queda do regime liderado pelo pai. Foi mais um passo rumo ao objetivo de se candidatar às eleições presidenciais, em dezembro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O que podemos esperar da Índia?

A Índia poderia estar mais próxima dos EUA, desde que Washington assumiu a travagem da ascensão da China como prioritária. Mas as tarifas de Trump fizeram afastar Modi da rota ocidental e a preferir o lado da "nova ordem autocrática", vinda de Leste e liderada por Pequim. Xi agradece, Putin sorri. Trump, possivelmente, nem percebeu. Podia (devia) ter seguido a lição de Biden