Sábado – Pense por si

O que vai acontecer a partir da meia-noite na Hungria?

Leonor Riso
Leonor Riso 14 de setembro de 2015 às 16:19

Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados denuncia que o país está a deslocar refugiados com comboios rumo à Áustria

O primeiro-ministro Viktor Orbán vai implementar várias medidas quanto aos refugiados que estão a entrar na Hungria com destino a outros países europeus. A partir da meia-noite (23 horas em Lisboa), o país vai deportar para a Sérvia as pessoas que não passem a fronteira a partir dos pontos controlados pela polícia. "As travessias ilegais da fronteira já não serão delitos leves mas crimes puníveis com pena de prisão ou deportação", defendeu Orbán, citado pelo jornal The Guardian.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.