Sábado – Pense por si

O primeiro voto da corrida à Casa Branca

Nuno Tiago Pinto, nos Estados Unidos 01 de fevereiro de 2016 às 23:20

Às 8h no Iowa, uma hora da madrugada, de 2 de Fevereiro, em Lisboa, começa a decisão sobre quem será o próximo presidente dos Estados Unidos

O número parece insignificante. Esta noite, centenas de milhares de pessoas serão chamadas a votar numa nação com mais de 300 milhões de habitantes. No final, estarão definidos os 27 delegados republicanos e os 52 democratas que irão às convenções nacionais em Julho - menos de 2% do total. No entanto, o caucus no Iowa – tal como as primárias no New Hampshire, a 9 de Fevereiro - assume uma extraordinária importância não só em termos simbólicos, mas também para definir o que será o futuro da campanha eleitoral para a presidência dos Estados Unidos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.