Sábado – Pense por si

O horror das prisões russas: reclusos denunciam casos de tortura e violações sistemáticas

Márcia Sobral
Márcia Sobral 10 de agosto de 2022 às 13:29

Romashov, de 22 anos, foi torturado até confessar um crime que não cometeu. Makarov foi violado, duas vezes, depois de ter sido transferido para um hospital prisão por estar com tuberculose. Na Rússia, os casos de violência presidiária são cada vez mais denunciados, mas os agressores continuam impunes.

No sudoeste da Rússia, o hospital prisional de Saratov ficou "debaixo de olho" depois de terem sido tornadas públicas imagens e vídeos de abusos contra alguns reclusos. Mas esta não foi a primeira vez que surgiram relatos de tortura e violações contra presidiários. Agora, alguns homens decidiramfalar com a BBCe relatar os horrores que viveram dentro de quatro paredes.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.