Sábado – Pense por si

O espanhol que defende a Coreia do Norte no Ocidente

Carlos Torres
Carlos Torres 10 de maio de 2020 às 22:19

Desde 2002 que Alejandro Cao de Benós é uma espécie de embaixador não oficial da Coreia do Norte para o resto do mundo. Este catalão de 45 anos é intermediário de negócios e promove a cultura e a ideologia do país. Até sabia qual o estado de saúde de Kim Jong-un

Foi a dúvida que inquietou o mundo nas últimas semanas: porque é que Kim Jong-un desapareceu? Foi infetado com o coronavírus? Foi operado ao coração e esteve à beira da morte? "Isso são tudo falsas notícias". Quem o garante é Alejandro Cao de Benós, que é desde 2002 uma espécie de embaixador não oficial da Coreia do Norte para o resto do mundo. O catalão, de 45 anos, garantiu à Bloomberg que o líder do país asiático está bem e até mostrou ao jornalista que o contactou, na semana passada, uma foto de Kim junto de aviões militares "no dia em que houve a suposta cirurgia de emergência". Mas não esclareceu se Kim esteve em retiro no complexo de luxo da cidade costeira de Wonsan, como especularam fontes americanas e da Coreia do Sul.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.