Agora, há 160 migrantes a bordo, mas Malta só aceita receber 39. Na sexta-feira, o navio foi visitado pelo ator norte-americano Richard Gere.
O navio da organização Open Arms resgatou, este sábado, 39 pessoas no mar Mediterrâneo, que se somam às 121 que já estão bordo do barco há uma semana, à espera de um porto que os recebam. O total de migrantes no navio, neste momento, é de 160.
"Agora 39 pessoas foram resgatadas pela Open Arms em águas internacionais. Enquanto isso, nós permanecemos sem um porto seguro para desembarcar", publicou nas redes sociais o fundador da organização não-governamental espanhola, Oscar Camps.
Camps também sublinhou que as autoridades maltesas recusaram-se a permitir que o navio atracasse num porto da ilha para permitir que estes migrantes desembarcasse na totalidade e que só aceitariam os últimos 39. Por outro lado, o fundador da ONG lamentou que "sérios problemas de segurança no convés" tenham sido gerados, sem dar mais detalhes.
A ONG planeia fazer uma conferência imprensa nas próximas horas do aeroporto na ilha de Lampedusa (sul), no momento em que Itália já avisou que vai multar a organização se a embarcação entrar nas suas águas territoriais.
Na sexta-feira, o navio foi visitado pelo ator norte-americano Richard Gere, casado com a empresária espanhola Alejandra Silva, que levou provisões para os migrantes e a tripulação.
Richard Gere chegou da ilha de Lampedusa e, uma vez a bordo do navio humanitário, explicou que todos estavam "bem" e defendeu o trabalho de resgate da organização espanhola.
O navio aguarda desde a semana passada perto de Lampedusa, em águas internacionais, a atribuição de um porto seguro para salvaguardar os imigrantes, no total 160, entre os quais há pelo menos quatro menores e três mulheres grávidas, resgatados em três operações diferentes.
Ao mesmo tempo, as organizações Médicos Sem Fronteiras (MSF) e a SOS Mediterránee informaram na sexta-feira que o barco de resgate marítimo Ocean Viking ajudou 85 pessoas, quatro delas crianças, a poucos quilómetros da costa da Líbia.
Navio da ONG Open Arms resgata mais 39 migrantes no Mediterrâneo
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?
Nos próximos dez anos, ninguém nos garante que André Ventura não se tornará Primeiro-Ministro e que não tente um assalto à Constituição para construir a prometida “quarta república” onde vigorarão os tais “três Salazares”.
Trump disse que o que sabemos que aconteceu a um jornalista nunca aconteceu. E Cristiano Ronaldo não é só futebolista - também é dono de um grupo de media.