Sábado – Pense por si

Nancy Pelosi anuncia apoio a Joe Biden nas presidenciais dos EUA

Antigo vice-presidente ainda não foi oficialmente investido pelo Partido Democrata, mas é o único candidato ainda em disputa desde que o seu maior rival, Bernie Sanders, anunciou a sua desistência.

A presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi, anunciou, esta segunda-feira, que apoia a candidatura de Joe Biden à nomeação do Partido Democrata às eleições presidenciais de 3 de novembro.

"Hoje, tenho orgulho de apoiar Joe Biden na preparação para a Presidência dos Estados Unidos porque acredito que será um Presidente extraordinário", disse Nancy Pelosi numa mensagem de vídeo.

Joe Biden, de 77 anos, ainda não foi oficialmente investido pelo Partido Democrata - será necessário aguardar a convenção que ocorrerá em agosto - mas é o único candidato ainda em disputa desde que o seu maior rival, Bernie Sanders, anunciou a sua desistência no início do mês.

Depois de dois meses de primárias, nas quais cerca de trinta estados foram à urnas, Bernie Sanders foi superado pelo ex-vice-Presidente de Barack Obama.

Joe Biden é considerado o mais capaz de reunir o eleitorado centrista para vencer o republicano Donald Trump em 2020.

A grande maioria dos líderes do partido apoiou Joe Biden durante as primárias.

O próprio ex-presidente Barack Obama anunciou o seu apoio a Biden há duas semanas.

Desde o início da pandemia de covid-19, a campanha norte-americana parou e Joe Biden tem-se esforçado para ser ouvido a partir da cave da sua casa, de onde está a gravar vídeos.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.