Uma mulher de 25 anos foi levada de urgência para o hospital, depois da sua pele ter ficado com uma tonalidade azul. Para surpresa dos médicos, quando foram tirar sangue, este também tinha ficado com uma tonalidade escura de azul-marinho.
O jornal científico norte-americano New England Journal of Medicine documentou o caso, que ocorreu no Miriam Hospital em Rhode Island, nos Estados Unidos. Ao médicos que trataram a mulher explicaram que a coloração do sangue foi o resultado da medicação utilizada para tratar uma dor de dentes.
A mulher admitiu que na noite anterior, antes de ir dormir, tomou uma "grande quantidade" de analgésico para uma dor de dentes, que continha benzocaína – anestésico local para acalmar a dor. No dia seguinte, a mulher acordou a sentir-se fraca, cansada, com falta de ar e com descoloração da pele. Quando chegou ao hospital, os médicos diagnosticaram-lhe metemoglobinemia adquirida - uma doença que não leva o oxigénio para os tecidos.
Embora não seja claro porquê do medicamento ter esses efeitos, a reação não é desconhecida. Cerca de 319 pessoas foram tratadas por causa da metemoglobinemia relacionada à benzocaína nos Estados Unidos e três pessoas morreram.
Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
FBI investiga 37 pessoas envolvidas na morte de polícia durante invasão ao Capitólio
Covid-19: Seis países da UE "seriamente preocupados" com atrasos na entrega de vacina
Luanda Leaks: CMVM já enviou 6 comunicações para a Polícia Judiciária
Governo holandês demite-se após escândalo com abonos de família
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.