Sábado – Pense por si

Mugabe, o herói revolucionário do Zimbabwe que morreu como ditador

Cátia Andrea Costa 06 de setembro de 2019 às 08:52

Liderou a guerrilha pela independência da antiga colónia britânica e foi preso dez anos sem julgamento. Esteve quase quatro décadas no poder, tendo sido obrigado a abandonar o cargo em 2017 - depois de várias polémicas, casos de corrupção, violenta repressão e mão de ferro. Mugabe morreu, esta sexta-feira, aos 95 anos.

"Apenas Deus, que me escolheu, me pode tirar do cargo, não o MDC, nem os britânicos. Apenas Deus". A frase, dita durante um comício em junho de 2008, tinha como alvo o Movimento para a Mudança Democrática (MDC), o partido da oposição, mas é um reflexo da postura de Robert Mugabe na maior parte dos seus 37 anos no poder no Zimbabwe.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?