Sábado – Pense por si

Marcelo visita Londres com Europa fragilizada

Alexandra Pedro 16 de novembro de 2016 às 08:15

A eleição de Donald Trump e o planeamento do Brexit têm agitado a Europa. Portugal não é excepção - a dívida portuguesa atingiu a percentagem mais elevada desde o referendo que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia

Marcelo Rebelo de Sousa inicia esta quarta-feira uma visita oficial de dois dias ao Reino Unido, terra do primeiro grande alerta à discórdia europeia. Mas se o Brexit abanou, a eleição de Donald Trump ameaça ser um terramoto para União Europeia. Além da alegada falta de planeamento de Theresa May em relação ao Brexit, Itália terá um referendo decisivo a 4 de Dezembro - que pode resultar em eleições antecipadas no país -, na Alemanha a extrema direita ganha força e em França aFrente Nacional celebra. "Espero que em França as pessoas também virem a mesa", disse Marine Le Pen após a vitória de Trump. E é bem no meio desse turbilhão que o Presidente da República aterra hoje.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.