Sábado – Pense por si

Luz verde à coligação governamental alemã é “boa notícia” para a Europa

O Presidente francês, Emmanuel Macron, considerou "uma boa notícia para a Europa" a luz verde dada pelo partido social-democrata alemão à nova coligação governamental.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, considerou hoje "uma boa notícia para a Europa" a luz verde dada pelo partido social-democrata alemão à nova coligação governamental com os conservadores de Angela Merkel.

"O Presidente da República felicita o resultado do voto do SPD. É uma boa notícia para a Europa", disse Emmanuel Macron, lembrando que a França e a Alemanha "trabalharão em conjunto nas próximas semanas para desenvolver novas iniciativas e fazer avançar o projecto europeu".

Os militantes do Partido Social-Democrata alemão (SPD) aprovaram o acordo com a União Democrata-Cristã (CDU) e a União Social-Cristã (CSU), decisivo para a formação de um governo de coligação na Alemanha, confirmou hoje a direcção do partido.

Cerca de 66% dos votantes na consulta interna deram o "sim" à coligação para um Governo liderado por Angela Merkel, que vai agora poder iniciar o seu quarto mandato, mais de cinco meses após as eleições.

Os 463.723 militantes sociais-democratas foram convocados para esta votação, vinculativa, que decorreu por correspondência entre 20 de Fevereiro e 2 de Março.

Com o acordo aprovado pelos militantes, a câmara baixa do parlamento, Bundestag, deve aprovar o novo governo a 14 de Março, quase seis meses depois das eleições de 24 de Setembro.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.