Sábado – Pense por si

Israel autoriza venezuelanos convertidos a entrar no país

As autoridades israelitas anunciaram esta terça-feira que vão autorizar nove cidadãos venezuelanos convertidos ao judaísmo a imigrar para Israel, devido à crise humanitária que se vive naquele país

As autoridades israelitas anunciaram esta terça-feira que vão autorizar nove cidadãos venezuelanos convertidos ao judaísmo a imigrar para Israel, devido à crise humanitária no país da América do Sul.

Inicialmente, o ministério do Interior israelita tinha rejeitado o pedido dos nove venezuelanos, alegando que não cumpriam os critérios necessários para demonstrar um elevado nível de compromisso e que não estavam apenas à procura de uma vida melhor em Israel.

Os advogados do grupo argumentaram que, na Venezuela, os convertidos correm o risco de passar fome e de ser vítimas de violência. Um outro argumento foi que o ministério do Interior, liderado por um judeu ultra-ortodoxo, discriminou os nove por terem sido convertidos pelo Movimento Conservador judaico, mais liberal.

O Ministério do Interior decidiu agora que os convertidos podem mudar-se para Israel se repetirem o processo de conversão. O grupo deverá deixar a Venezuela nas próximas semanas.

Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.