Sábado – Pense por si

Incidente durante transferência de resíduos nucleares em Almaraz

Diogo Camilo
Diogo Camilo 23 de outubro de 2018 às 16:36

Naquela que seria a primeira deslocação para o armazém da central, o reboque que transportava um contentor de 100 toneladas partiu-se e deixou os resíduos nucleares na horizontal.

A transferência de um contentor com resíduos radioactivos para o Armazém Temporal Individualizado (ATI) da Central Nuclear de Almaraz, no passado dia 17 de Outubro, sofreu alguns percalços. De acordo com denúncias de associações membro do Movimento Ibérico Antinuclear (MIA), através do Observatório Ibérico de Energia, durante o processo uma grua ficou danificada e foi necessário retirar o conteúdo do reboque devido à instabilidade da pressão interna do gás e erros de medição.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.